sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

ASPECTOS RELIGIOSO EM ENCANTO RN


ORIGEM:

Data de 1877, quando houve a grande epidemia de cólera e uma seca muito grande na região. Os senhores José Miguel da Silva e João Antonio da Silva juntos a outras famílias doaram o terreno de mais ou menos 980 m², ao patrimônio de São Sebastião.

PADROEIRO:

As senhoras da família lima fizeram uma promessa a São Sebastião que já era defensor das pestes, fome e guerra. A população foi libertada da doença, pois já havia matado muita gente. Colocaram a imagem de São Sebastião embaixo de uma latada, onde hoje é a casa dos herdeiros do Sr. José Apolônio da Costa. Ali começaram a rezar todas as noites e transformaram a latada numa pequena capela.

O QUE MAIS SABEMOS:

a) A criação:
A capela tornou-se pequena e construíram uma igreja maior, logo ao lado da anterior porque o terreno era menos acidentado. Em 1905, no paroquiato do Pe. Tertuliano Fernandes foi obtida a licença diocesana e o senhor Joaquim Jerônimo da Silva encarregou-se da construção.

b) A emancipação:
Em 1921 foi construída a torre da igreja e em 1938 foram construídos as arcadas e o altar-mor, já na responsabilidade do Sr. José Apolônio da Costa. Em 1949, foi feita a sacristia.

c) Zeladores:
As pessoas que tomavam conta da igreja e do seu patrimônio se chamavam zeladores. Dentre eles estão: José Miguel da Silva, João Antonio da Silva, José Joaquim Jerônimo da Silva, Leão Fernandes de Queiroz, José Apolônio da Costa, Adauto Fernandes de Queiroz, Gonçalo da Silva Filho e Edson Apolônio da Costa com seus familiares.

d) Nossos sacerdotes:
Nossa igreja tem sido acompanhada pelos padres Tertuliano Fernandes, Padre Omar, Padre Militão, Padre Manoel Caminha Freire (1940 até 1987) Padre Pedro Lapa, Padre Luiz Sampaio (1987 até 1995) Padre José Milton, Padre Tarcisio (1995 a 2005) e hoje contamos com o nosso Padre Erivon (2006)

e) Irmã Cláudia D'arc:
Religiosa consagrada em 10-02-1999 pela congregação família sagrada prestando serviços na comunidade.

f) Nossas Capelas:
Hoje contamos com as seguintes capelas: São Vicente de Paulo (Novo Encanto), São João Batista (Serra do Cruzeiro); São Francisco (Encanto do Meio), São Francisco (Encanto de Cima), Nossa Senhora das Graças (Várzea Nova); Nossa Senhora de Fátima (Várzea Velha); Santo Antonio (Tataíra); São Pedro (Carnaubinha) e São Rafael (Ingá).

g) Nossas Festas:
A religiosidade de nosso Encanto faz ser belíssima a Festa de São Sebastião, no período de 10 a 20 de janeiro. Anos atrás tivemos as Festas de Santa Terezinha que acontecia no mês de setembro/outubro (precisamente no dia 1º de setembro) celebramos o mês de maio com a Coroação de Nossa Senhora no dia 31 e outras novenas ou tríduos de São José, Coração de Jesus, Mãe Rainha e padroeiros das comunidades já mencionadas.
FONTE: SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL DA CIDADE DO ENCANTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STRR PMRN JOTA MARIA, NASCIDO NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN.AQUI OS OESTANOS VÃO CONHECER A HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO . OESTE POTIGUAR. TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE E OESTANO DO RIO GRANDE DO NORTE. SOU SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

Minha lista de blogs

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
O RN PASA POR AQUI! - A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO RIO GRANDE DO NORTE, COM 12 BLOGS E 988 LINKS. CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR

CONTADOR DE VISITAS